Capa / Notícias / Notícia
 
 
Tamanho
   

Brasil tem 50 milhões de pessoas atingidas diretamente pela violência; negros são mais afetados

    
- 11/05/2017

A pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta uma sociedade com medo da violência. Em números absolutos são pelo menos 50 milhões de pessoas atingidas diretamente por ela. Mas a violência não afeta a todos de maneira igual. Segundo os dados, ela está mais próxima do cotidiano dos negros do que dos brancos. Enquanto quase 40% da população negra tem alguém próximo que já foi assassinado, entre as pessoas brancas, essa proporção é de 27%. 

 

Outro dado preocupante do levantamento mostra a violência do Estado. Mais de um a cada 10 brasileiros já perderam um amigo ou parente por homicídios praticados por policiais. São pelo menos 16 milhões de pessoas nessa situação. Entre os jovens de 16 a 24 anos, a proporção de pessoas afetadas pela violência do Estado chega a quase dois para cada 10.

 

Mas o estudo também mostra os caminhos que a sociedade aponta para a solução do problema. Mais de 90% dos entrevistados avaliaram que a polícia deve preservar a vida acima de tudo e que todos tem direitos iguais e devem ser preservados. Mas para Renato Sérgio de Lima, diretor presidente do Forum Brasileiro de Segurança Pública, o que mais chama atenção é que para 96% da população brasileira é preciso integrar as ações das forças de segurança.

 

Sonora: "Ninguém quer saber se a Polícia Civil tem um problema junto com a Polícia Militar, com o Ministério Público, com o Executivo, com o Judiciário. Na verdade, a gente quer soluções articuladas e coordenadas, que respondam ao problema e que a gente não fique enxugando gelo, que a gente não fique empurrando o problema por aspectos que são, na verdade, descolados da realidade. A mensagem que tá aqui é que a população quer união, integração, mas não quer qualquer saída, quer garantia de direitos, segurança é igual a não só a prevenção do crime e a violência, mas também a garantia de direitos. Essa é a mensagem que sai dessa pesquisa."

 

Como exemplo da desarticulação das ações, Renato aponta o corte de 43% no orçamento previsto para o Plano Nacional de Segurança Pública anunciado no começo do ano pelo ex-ministro Alexandre de Moraes. O estudo do Fórum Brasileiro, batizado como Instinto de Vida, faz referência à campanha latino-americana de mesmo nome que está sendo lançada nessa segunda-feira (08). A meta é reduzir pela metade os homicídios nos próximos 10 anos na região, incluindo Brasil.


Fonte: EBC  Brasil

 

Mais Notícias
 
 
 
 

NEGRITUDE SOCIALISTA BRASILEIRA
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63 - Brasília - DF - CEP 70736-510
Tel.: (61) 3327-6405
E-mail: secretaria@negritudesocialista.org.br
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB