Mais de 52 mil trabalhadores foram resgatados em duas décadas, mas o número caiu nos últimos anos, segundo fonte do Ministério do Trabalho. O DIA 13 de maio foi o dia da assinatura da lei Áurea. Uma data cujo a comemoração se tornou um tanto quanto polêmica. Qual mesmo seria o sentido do 13 de maio?
Existem vários sentidos dependendo de quem a analise. Neste texto é apresentado três sentidos do dia 13 de maio. Vejamos quais foram estas interpretações: O dia treze de maio seria o dia da libertação dos escravos no Brasil? Esta data é vista no sentido positivo como o dia da abolição da escravatura no Brasil.É comemorada como doação de liberdade da monarquia, representada pela princesa Isabel, a Redentora. 13 de maio o dia da enganação: Neste dia a data é vista negativamente, pois a abolição legal da escravidão não aboliu efetivamente a opressão sobre o negro.
Para substituir esse treze de maio da enganação, constroi-se outra data histórica, o 20 de novembro, data provável da morte de Zumbi, que os movimentos negros procuram instituir como o dia da Consciência Negra. 13 de maio Crítico: A data é vista positivamente, mas sob um novo enfoque. Não se valoriza a dádiva da monarquia abolindo a escravidão, mas sim a pressão do movimento popular, neste caso se inclui os próprios negros escravos, exigindo a extinção legal da escravidão.
Em vez de doação real, a data é vista como conquista popular.A lei que abolia a mão de obra escrava era um anseio de muitos que lutavam exigindo esta abolição sem contar a pressão estrangeira, vindo da Inglaterra que pressionava para ser criado em todo o mundo um mercado consumidor de seus produtos. Exigiam porque concluíam que escravos sem salários não podiam comprar nada.
Para nós da Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB) do PSB, a condição de uma escravidão moderna é basicamente aquela em que ele é afrontado no seu direito fundamental, sua dignidade, independentemente de qualquer discussão teórica, o que se tem é isso: aquilo que o ser humano merece como pessoa.
Valneide Nascimento dos Santos
Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira