Teve início na tarde da última terça-feira, 12, com a participação da Secretária Executiva da NSB, Cristina Almeida, o I Fórum Nacional das Mulheres Administradoras. O evento é uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA) cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. O nome escolhido para representar a negritude socialista não teria sido melhor escolhido, Cristina foi a primeira mulher negra a ter assento na Assembléia Legislativa do Estado, como parlamentar sempre deixou claro que seu mandato é pelo povo e para o povo.
O Fórum reuniu conselheiras federais e regionais do Sistema CFA/CRAs. Na abertura do encontro, a Conselheira Regional do Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO), Adm. Ivanilda Frazão Tolentino, parabenizou o CFA pela realização do evento. A Conselheira Federal, Adm. Gracita Hortência dos Santos Barbosa, agradeceu a presença das participantes. “Poderosas nós já somos. Estamos aqui para voar”, disse a Conselheira pelo Estado de Mato Grosso do Sul.
A coordenadora da comissão que organizou o Fórum, Adm. Mônica Covas Gama, lembrou a que a mulher ainda é vista com desigualdade no mercado de trabalho e que, por isso, ainda tem muito a conquistar. Já o diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. André Saoncela, destacou a importância do Fórum nos 52 anos da Administração. “Essa é a primeira edição, mas queremos dar continuidade ao evento. Isso não é uma luta, é uma conquista”, defendeu o diretor.
O público também recebeu as boas vindas do vice-presidente do CFA, Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha. Para o presidente da autarquia, Adm. Wagner Siqueira, a igualdade de sexos e a igualdade de direitos e de oportunidades entre todos devem ser os valores centrais de um novo mundo a construir. “Posicionar as mulheres ombro a ombro, na primeira linha do campo de batalha da luta e da construção de um mundo mais justo e mais fraterno, equitativo e equilibrado, generoso e cidadão, na luta por um mundo melhor, é hoje a missão e a tarefa de todos nós”, afirmou, reforçando que é preciso ir além do Fórum. “Este evento precisa ser transformam em um programa de ações para mudar o atual cenário. O Sistema precisa ter esse compromisso com os Administradores e com a sociedade”, destacou o presidente do CFA.
Para falar sobre mulher no mercado de trabalho, o Fórum trouxe a assessora de Direitos Humanos da ONU, Ângela Pires Terto. Após a palestra da especialista, foi aberto um debate sobre o assunto com as participantes.
O Fórum continua na quarta-feira, 13 de setembro. Amanhã as participantes terão um painel sobre políticas públicas voltadas para as mulheres Administradoras que será conduzido pela presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra), Marta Lívia Suplicy, e pela deputada federal, Renata Abreu. A campeã mundial de jiu-jitsu, Érica Paes, também estará no Fórum para contar sobre sua experiência no esporte.
Ao final do Fórum, as participantes vão elaborar uma carta de políticas pública das mulheres Administradoras.