A direção da NSB capixaba, através do professor Wilton Pires Junor (Junior Bola), Ester Mattos e convidados foram recebidos pelo deputado estadual Bruno Lamas para debater proposições para que a Consciência Negra seja lembrada através de um feriado estadual, como já acontece em vários estados. Vale destacar que o Espírito Santo foi o segundo estado onde mais se recebeu negros escravos, na cidade de São Mateus.
Discute-se a possibilidade de que se faça na Assembléia, através do deputado Bruno Lama, uma Tribuna Livre, que receberia a contribuição dos presentes. O professor Júnior Bola entende que é viável e que a promoção de um evento como este proporciona uma acareação de interpretações, o que é mais justo e democrático. “Temos festas no ES que acontecer por mais de uma semana, somo mais da metade da população e grandes encontros, inclusive com retorno econômico poderá ser uma realidade”, afirmou Júnior.
A Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas – Ceafri-Vila Velha esteve representada e mostra à relevância do encontro, a Ceafri em parceria com a Fundação Palmares, iniciou no dia 19 de outubro o curso “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”. A proposta da Ceafri, vinculada à Secretaria de Educação de Vila Velha, tem por objetivo o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a cultura negra, de forma a contribuir para a construção e implementação de medidas efetivas para um país mais justo e com igualdade de oportunidades. Desta forma, é atendida a proposta de formação de docentes com ênfase na educação de relações étnico-raciais propondo uma mudança de comportamento por parte dos professores envolvidos.