A Negritude Socialista Brasileira de São Paulo (NSB/SP), representada pelo seu Secretário especial, Pastor Marcelo Mota e pelo Secretário de Relações Institucionais, Lívio Rocha, estiveram no último dia 13 uma histórica reunião com o Presidente Estadual do PSB40, Márcio França e com o Vice-Presidente Estadual do PSB40, Dr. Márcio Ubiali.
Na qualidade de vice-governador do Estado de São Paulo e com sua agenda lotada, dentre os compromissos do dia, conversar com mais de 50 prefeitos paulistas, o companheiro Márcio França recebeu a NSB/SP em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Poder Executivo, estando presente ainda o seu Chefe de Gabinete, Sr. Ubiali, que também ajudou a conduzir os trabalhos. Presentes ainda, compondo a comitiva da NSB/SP, os companheiro Luiz Magalhães, Boas Nunes e José Monteiro, membros da NSB – Sorocaba/SP, bem como o jornalista e advogado, o Sr. Walter Ciglioni, filiado ao PSB40, e do advogado e Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP, Dr. Arles Gonçalves Júnior.
A importância histórica da reunião se deu logo pelo primeiro item da pauta: a formalização da atual gestão da Negritude Socialista Brasileira de São Paulo junto ao PSB40. Conforme orientação elaborada pela Negritude Socialista Brasileira Nacional, foi apresentada a ata de reunião e a composição da NSB/40 ao Presidente Estadual e ao seu vice, sendo assinadas por este, oficializando a NSB/SP no PSB40/SP!
Seguindo a pauta, o Secretário Pr. Marcelo Mota apresentou diversas estatísticas sobre a vulnerabilidade da população negra, em especial o verdadeiro genocídio dos jovens negros – conforme recente publicação do Mapa da Violência 2017, produzido pelo IPEA e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, demonstrando que é uma situação inaceitável para toda a população negra, que compõe 54% da população paulista. O Secretário de Rel.Inst. Lívio Rocha, complementando a excelente exposição do Secretário Pr. Marcelo Mota, mostrou que os números da população negra no tema educação são igualmente inaceitáveis: apenas 40% dos alunos do ensino fundamental II, 27% dos alunos do ensino médio, 9% dos alunos de graduação e 2,6% dos alunos de pós-graduação.
Diante desse quadro, o Secretário Pr. Marcelo Mota alertou o Presidente Márcio França, que será o governador paulista definitivo quando o atual, Geraldo Alckmin, se afastar por questões eleitorais, além do próprio Márcio ser, atualmente, o candidato mais forte ao governo do Estado de São Paulo, que, mais do que nunca, há necessidade de políticas públicas com foco na população negra e que a NSB/SP está plenamente capacitada para, assim que possível, colaborar com o companheiro Márcio França na elaboração e manutenção de qualquer política pública que combata a desigualdade racial no Estado de São Paulo.
Terminada a reunião, o Vice-presidente Dr. Ubiali, em nome do Presidente Estadual Márcio França, reforçou o compromisso do PSB40 com a NSB para promover o empoderamento da população negra paulista, dentro do espiríto socialista que se faz presente no PSB40 desde sua fundação!