Alinhamento quanto ao planejamento estratégico do segmento e suas ações, deliberações referentes a reciclagem de seus membros no âmbito da formação política já aplicada nos estados, lançamento de campanha nacional de filiação de negros e negros em todo país, a participação do segmento nos debates que trataram a situação dos deputados que votaram contrários a orientação do partido na reforma da Previdência, além do tema Venezuela e Foro de São Paulo, estiveram na pauta do segmento nos dias 29 e 30 de agosto.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou, em seu Diretório Nacional, por unanimidade e com a participação de toda executiva da NSB, uma resolução que repudia “as violações de direitos humanos praticadas pelo governo venezuelano” e oficializa a saída do partido do Foro de São Paulo.
A decisão do PSB de condenar ações do governo de Maduro vai ao encontro do relatório da alta comissária das Nações Unidas (ONU) para direitos humanos, Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile, que em julho criticou o governo da Venezuela por “graves violações de direitos”.
O Diretório Nacional do PSB decidiu ainda, por 82 votos a 4, expulsar o deputado federal Átila Lira (PI) por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido. O partido definiu ainda a situação de outros nove parlamentares também alvos de processo ético. O PSB decidiu mantê-los na legenda, mas determinou a suspensão, por 12 meses, de suas prerrogativas parlamentares e partidárias. A punição será revista dentro de seis meses. Caso os deputados tenham se realinhado às decisões partidárias, a suspensão poderá ser interrompida.
Outros projetos da NSB, elencados em seu planejamento estratégico, serão implementados a curto, longo e médio prazo, com destaque para ações multiculturais com países africanos e parcerias que possam promover a efetiva promoção da igualdade racial.
“Vivemos dias complicados em todos os aspectos, porém, ao mesmo tempo temos a oportunidade de atuar de forma a sermos elevados a protagonistas dessa sociedade desacreditada, esse é o nosso papel, não apenas como socialistas, mas no âmbito da NSB, como representantes de mais da metade da população do Brasil, pra frente é que se anda”. Conclui a Secretária Nacional da NSB, Valneide Nascimento dos Santos.
NSB – Segmento de excelência.