A Negritude Socialista Brasileira (NSB), através da sua direção estadual e municipal, além de demais membros do segmento no estado, novamente foram exemplos de compromisso e trabalho sério, assim, realizaram no ultimo dia 6 de maio o Primeiro Seminário Estadual da Mulher Negra do estado, já promovido pelo segmento, e este foi um grande sucesso. O evento aconteceu na Assembléia Legislativa, no Plenário João Neves (Plenarinho), 3° andar, em Porto Alegre. O debate versou, dentre outros, sobre o empoderamento da mulher negra e seu papel na sociedade, saúde da mulher, Previdência Social e o mercado de trabalho para mulher negra.
Entre os convidados estavam, representando o Coletivo Atitude em Movimento, Sanny Figueiredo e Luciana Custodio, do Coletivo Rosas do Ghetto. A advogada especializada em Previdência Social, Marilinda Marques Fernandes, abordou a situação da mulher negra nesse novo contexto de reformas. O tema Saúde da População Negra, com foco em Anemia Falciforme, ficou a cargo de Solange Souza Brito, sanitarista e colaboradora na Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.
Os integrantes da executiva estadual da NSB, Pedro Filho, Secretário Estadual, Paulo Leites, Secretário Geral e Rafael Cavalheiro, Secretário de Comunicação, além do deputado federal José Stédile e do presidente do PSB municipal estiveram no evento. Alem das palestras e debates o evento teve o brilho da apresentação de danças, apresentações culturais e demais participações artísticas.
“É preciso à união dos segmentos para discutirmos políticas públicas voltadas para o povo negro, em especial as mulheres negras, essa tem que ser a nossa motivação para trabalhar, por isso estamos aqui”, afirma Izamel Ferreira da Silva, Secretária Geral da NSB em Porto alegre.
A partir do seminário alguns encaminhamentos serão levados para apreciação na reunião das executivas estadual e nacional da NSB, a candidatura de mulheres negras nos pleitos eleitorais, cursos de formação e a criação de um Grupo de trabalho para fiscalizar ações relevantes do executivo e legislativo estão entre as deliberações tiradas desse dia de festa.