O PSB realiza em todo o país, até 30 de março, convenções estaduais para a homologação de pré-candidaturas, em preparação para as eleições de outubro. Nas convenções, os socialistas também elegem seus novos diretórios e os delegados ao XV Congresso Nacional, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, em Brasília.
As convenções já foram realizadas no Rio Grande do Sul, Sergipe, Distrito Federal, Roraima, Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Santa Catarina e São Paulo. No próximo sábado (19), será a vez de Amapá e Tocantins.
Na semana seguinte, Rio Grande do Norte tem convenção marcada para o dia 24. No dia 25, o PSB realiza congressos em três estados: Maranhão, Rondônia e Ceará. Já no dia 26, as convenções serão no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Acre. No domingo, 27, os encontros estão marcadoss para acontecerem no Mato Grosso e no Goiás e, no dia 30, em Alagoas e na Paraíba.
Até agora, nas convenções, o PSB confirmou a pré-candidatura do ex-deputado federal Beto Albuquerque ao governo do Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, o partido deliberou no congresso estadual que apresentaria um candidato a governador filiado e, posteriormente, lançou o o deputado federal Danilo Cabral para concorrer ao cargo eletivo nas eleições de 2022.
Já em São Paulo, foi avalizada a pré-candidatura do ex-governador e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, ao governo do Estado e, no DF, a do ex-secretário de Educação, Rafael Parente, que concorrerá pela primeira vez ao governo da capital. A próxima confirmação será no Amapá, com o anúncio da pré-candidatura da professora Piedade Veira ao governo estadual.
Autorreforma e as convenções estaduais
Os socialistas estão contribuindo em peso com a autorreforma durante a realização dos congressos estaduais. As propostas são encaminhadas à Comissão de Sistematização, que é encarregada de avaliar e organizar as teses do processo. Depois de debatidas, as que forem aprovadas farão parte do novo programa e do novo manifesto do PSB, que serão apreciados no XV Congresso Nacional.
No Congresso, seis grupos de trabalho se debruçarão sobre o Livro 6 da autorreforma. O documento traz as teses já consolidadas do Livro 5 e acrescenta as contribuições dos congressos estaduais, segmentos organizados e proposições individuais de militantes e cidadãos da sociedade civil. A estimativa é que o Livro 6 reúna 500 teses, no total. O livro 5 agrega 442 delas.
Confira os nomes dos presidentes já eleitos nas convenções estaduais:
AM: Marcelo Serafim
BA: Lídice da Mata
DF: Rodrigo Dias
PE: Sileno Guedes
SE: Valadares Filho
SC: Claudio Vignatti
RJ: Alessandro Molon
RR: Iradilson Sampaio
RS: Mário Bruck
SP: Márcio França
Próximos congressos confirmados:
19/3: Amapá e Tocantins
24/3: Rio Grande do Norte
25/3: Maranhão, Rondônia e Ceará
26/3: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Acre.
27/3: Mato Grosso e Goiás
30/3: Alagoas, Paraíba e Piauí
Por Assessoria de Comunicação/PSB Nacional