A secretária nacional da NSB Valneide Nascimento e a Secretária de Mulheres Socialistas do PSB da Zonal 9 professora Izete Santos participaram de reunião, no Ministério da Justiça, sobre os recentes episódios envolvendo cidadãos negros e negras no interior de aeronaves e aeroportos.
O evento teve como objetivo a criação de um GT de trabalho e promoção de campanhas, capacitação para as polícias federais e todos servidores dos aeroportos brasileiros para combater o racismo institucional nas aeronaves, supermercados e todas as instituições que trabalham com pessoas no atendimento e que são verdadeiros consumidores aéreos nos portos e supermercados de todo Brasil.
Foi falado dos últimos episódios ocorridos nas aeronaves com a população negra.
A polícia federal e o ministério de justiça estão trabalhando juntos com a sociedade civil para barrar essas atrocidades que vem ocorrendo sistematicamente nos aeroportos e nas empresas que prestam serviços aéreo à população negra no Brasil.
O Encaminhamento foi criar um grupo de trabalho permanente para monitorar e acompanhar os atos racistas que poderão ocorrer em todas as repartições públicas com a população negra.
Valneide Nascimento destacou a importância dessa iniciativa para o enfrentamento ao racismo no Brasil. “Criar condições para desequilibrar o racismo sistemático em cada esfera social é fundamental para a vida da população negra. Não podemos permitir que pessoas negras sejam impedidas ou constrangidas em aeronaves como pudemos assistir nos últimos dias. É inadmissível e os responsáveis devem ser punidos severamente. Já chega de sermos o alvo.”, completou.