A Secretária Nacional Valneide Nascimento esteve, na manhã desta quarta-feira (14.06), no município de Luziânia, em Goiás, para participar da audiência pública que discutiu as políticas públicas para a cultura da cidade, de autoria do vereador do PSB, Jamal Baker.
Valneide destacou a importância da cultura para a sociedade afirmando que está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. As raízes culturais de um povo são primordiais para preservar suas origens, para afirmar sua identidade e seu pertencimento à sua região.
“É por isso que quero parabenizar o vereador por sua brilhante iniciativa de realizar essa audiência pública para pensarmos políticas culturais e a democratização do acesso e fruição da oferta de bens e serviços culturais aqui em Luziânia.
A participação da cultura no PIB é de 8%. Ou seja, cortar recursos ou não investir no setor significa não apenas limitar a criatividade e a liberdade de expressão, mas também enfraquecer a economia.
Além disso, precisamos pensar a valorização da nossa cultura afrobrasileira e a sua inserção no ensino e nas políticas culturais, a partir da implementação da Lei 10.639/2003.
A cultura afro-brasileira tem parte fundamental na construção histórica da nação. As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte.
A população aqui de Goiás é formada em sua maioria, assim como no Brasil, de pessoas negras. Então é fundamental pensarmos políticas culturais a partir da dimensão racial”, afirmou.