Nesta quarta-feira (21), a Secretária Nacional Valneide Nascimento participou do lançamento do Aeroportos+Seguros, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR). O objetivo é elevar o nível de segurança nos principais terminais do país.
O Aeroportos+Seguros reúne alta tecnologia para aumentar a proteção de passageiros e bagagens nos principais aeroportos brasileiros. A iniciativa prevê, entre outras medidas, a instalação de mais câmeras e mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos.
O programa foi desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Polícia Federal (PF), com coordenação do MPOR e do MJSP. O ministro Flávio Dino frisou que o MJSP acredita no novo programa porque ele estimula o setor privado, o turismo e, principalmente, fortalece as ações gerais de segurança pública. “Conseguiremos descapitalizar as organizações criminosas. Quando se apreende quilos de cocaína nos aeroportos significa dizer que a transação não se consumou e com isso há uma frustração daquele eixo de comércio. Portanto, há um desestímulo à atuação das mega organizações criminosas no Brasil”, frisou o ministro Flávio Dino, titular do MJSP.
O ministro França salientou a importância do esforço coletivo para que a segurança chegue em todas as esferas da temática. “É fundamental aumentar a segurança nos nossos aeroportos. Mesmo quando concedidos, a responsabilidade é de todos. O Governo Federal está fazendo a sua parte nesta soma de esforços para evitar situações como o lamentável episódio da troca de malas que envolveu duas brasileiras, ocorrido recentemente”, destacou.
A Secretária Nacional Valneide Nascimento, teve uma oportunidade de fala, e questionou quais medidas estão sendo planejadas com relação ao combate ao racismo e para evitar que novos episódios de discriminação contra pessoas negras aconteçam. O Ministro Márcio França detalhou que estão sendo pensados cursos de formação antirracista para as equipes que trabalham em todos os setores das Aviações e Aeroportos.