Nesta sexta-feira (24), a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira, Valneide Nascimento, participou das atividades alusivas ao mês da Consciência Negra na escola EMEF Professora Deolinda Laje, sob a direção de Rosa Lopes Cruz, no município de Conceição da Barra, no Espírito Santo.
Na oportunidade, a Secretária destacou a importância da educação para a população negra que é diariamente atravessada pelo racismo. “Eu sou fruto da educação, a educação me salvou. Estudem, ninguém pode tirar isso de vocês”, afirmou.
O Dia da Consciência Negra é fundamental para refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade. A data conhecida como Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar desde 2003, quando há 20 anos a Lei Federal 10.639 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519, como explica o site do Ministério da Cultura do Brasil.