Entre os dias 20 de março e 01 de abril de 2024, a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira, Valneide Nascimento, participou de uma série de agendas no Estado do Espírito Santo visando fortalecer a NSB-ES, através de diálogos importantes com lideranças.
Em sua primeira atividade, a Secretária Nacional participou da reunião Diretório Estadual do PSB/ES, cuja pauta principal foram as eleições municipais de 2024, onde ela destacou a importância da participação dos negros e negras e a necessidade urgente de colocarem seus nomes à disposição para disputarem, de maneira igualitária, as vagas na câmara e prefeituras.
Em seguida, Valneide Nascimento participou ativamente da reunião do PSB municipal de Vitoria/ES para fortalecer a Negritude Socialista Brasileira, visando o empoderamento das pré-candidaturas municipais a vereadores da Negritude, onde cerca de 10 mulheres e homens colocarem seus nomes, corajosamente, à disposição da população.
Seguindo a missão de fortalecimento da NSB estadual, a Secretária Valneide esteve presente na atividade do PSB de Cariacica/ES, organizandoas chapas de vereadores e problematizando a falta de representatividade da população negra nos espaços de poder.
Por fim, Valneide Nascimento finalizou sua agenda participando de sessão na Câmara de Vereadores de Vilha Velha, à convite da vereadora e Secretária de Mulheres Negras da NSB, Patrícia Crizanto.
A visita de Valneide Nascimento neste momento em que está sendo bastante discutida a destinação da verba de fundo eleitoral para as candidaturas negras se faznecessária, uma vez que essa é uma importante medida que visa aumentar a participação efetiva desta parcela da população que representa 55,5% da nossa sociedade. A vereadora Patrícia Crizanto destaca a importância da presença de uma liderança empenhada em ampliar a participação de negras e negros na política.
“Como mulher negra e única vereadora da Câmara de Vila Velha, me entristece que a nossa sociedade não esteja representada de forma efetiva nesta casa de leis. Nas últimas eleições municipais, autodeclarados Pretos e Pardos representavam 55,36% das candidaturas para vereança em nossa cidade, porém somente 41,17% dos eleitos para atuar representando o povo nesta casa de leis são autodeclarados negros, segundo direcionamento do IBGE que compreende desta forma os Pretos e Pardos. Sabemos que existe uma grande problemática atualmente sobre a autodeclaração, que muitas vezes é utilizada de forma equivocada para usufruto do fundo partidário destinado à população negra e por isso é importante não somente identificar lideranças representativas, como também fortalecer aquelas e aqueles que atuam nas pautas étnico-raciais, pois é isso o que o eleitorado racialmente consciente espera ao depositar seu voto de confiança em tais candidaturas.” enfatiza a parlamentar.