Na sexta-feira (19), em reunião extraordinária da direção da Negritude Socialista Brasileira no Rio Grande do Sul, ficou definido que a Sanny Figueredo será a Secretária Estadual do Segmento, tendo em vista o afastamento do então Secretário Vladimir Da Silva para disputar as eleições 2024.
Sanny, que foi a primeira mulher negra candidata ao Senado no Estado, tem a sua atuação pública voltada para cultura e o afroempreendedorismo. Artista e produtora cultural, quer ver as suas lutas virarem projetos que beneficiem a população negra do Estado. Busca, incansavelmente, ações afirmativas para que homens e mulheres negras saiam da invisibilidade econômica e social. Atualmente ela é diretora do Departamento da Igualdade Étnico e Racial da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Rio Grande do Sul.
Neste mês de Julho, onde celebramos a existência e potência das mulheres negras, é um ato simbólico muito importante ter Sanny Figueiredo ocupando este espaço. No último dia 25 de julho, comemoramos o Dia internacional das mulheres negras latino-americanas e caribenhas e o Dia nacional de Tereza de Benguela.