“Dados do IBGE apontam que dos 12,3 milhões de desempregados, 64% são pardos e pretos (negros) ”. Trabalhadores pretos, pardos, mulheres e jovens são os que mais sofrem com o desemprego no Brasil. E se esse trabalhador englobar todos esses adjetivos – ser mulher, jovem e negra – soma-se à chance reduzida de conseguir condições de um emprego, o fato de que, se consegui-lo, também terá um salário inferior aos demais trabalhadores na sua faixa de idade. As mulheres e os jovens são os que mais sofrem com a recessão econômica. A taxa de desemprego entre as mulheres é de 13,8%, enquanto entre os homens é de 10,7%. Os jovens de 18 a 24 anos representam 25,9% dos desempregados. Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que dos 12,3 milhões de desempregados, 64% são pardos e pretos (negros). Nacionalmente, a média de desemprego está em torno de 12%; entre brancos é de 9,5%. Porém, entre negros, a média sobe para 14,4% e, entre pardos, atinge 14,1%. O salário da população negra também é inferior. É só comparar: a média salarial do brasileiro é de R$ 2.043,00; já a dos brancos é de R$ 2.660,00; dos pardos R$ 1.480 e dos negros, R$ 1.461,00. Essas diferenças demonstram uma face nefasta do racismo brasileiro focada, principalmente, na população jovem e negra. Embora os negros sejam mais de 53% da população nos cargos de comando nas grandes corporações eles não representam nem 5% das vagas ocupadas, segundo pesquisa do Instituto ETHOS com as 500 maiores corporações do país. A mesma pesquisa demostra que estagiários pretos e pardos (a) são mais de 50% nas ocupações nas empresas. No entanto, por ocasião da seleção para o registro formal na carteira de trabalho, que inclui os benefícios sociais e trabalhistas, apenas uma parcela ínfima desse contingente será contratada. Os dados apresentados anualmente pelo IBGE demonstram poucas oscilações desde que o quesito cor passou a ser estudado mais profundamente na última década. O que torna o tema cada vez mais emblemático é o motivo pelo qual (apesar de todo os esforços dos governos na implantação de políticas públicas de cotas e cabem de com parcela significativa do setor privado aderindo a essas preocupações, com grandes corporações se voltando para políticas de valorização da diversidade) todo esse esforço não tem sido o bastante para reduzir o poço gigantesco que separa salários e posições de negros e brancos no ambiente de trabalho brasileiro, reafirmo-me. Estudando esse fenômeno há alguns anos e tendo focado principalmente nas experiências de algumas empresas nas quais a resposta tem sido positiva para a questão da diversidade, chego à conclusão de que para o sucesso de um programa da ação afirmativa e valorização da diversidade corporativa, alguns pontos são essenciais. Destaco aqui 5 pontos que, se não forem considerados, condenarão ao fracasso qualquer programa de ação afirmativa e valorização da diversidade no mundo corporativo. São eles: 1) qualquer plano de ação afirmativa deve, necessariamente, ter o envolvimento direto das altas das lideranças empresas, se possível o presidente da empresa. No Brasil, todos os casos de sucesso tiveram a participação direta do CEO da corporação. Isto significa que é uma decisão de cima para baixo; 2) não confundir ação afirmativa com ação filantrópica. Ação afirmativa desemboca em ambientes mais diversos de numa empresa e tem de ser relacionado como algo que contribui com a produtividade e com o lucro da empresa; 3) se a alta direção é o coração de um bom programa de ação afirmativa, a área de Recursos Humanos deve ser o cérebro desse programa: é ali o centro nervoso de onde sairão os desafios, os projetos e as ações exitosas de um bom programa de ação afirmativa e valorização da diversidade; 4) a regra básica de qualquer ação exitosa no mundo corporativo chama-se planejamento e cumprimento de metas. Com as ações afirmativas não é diferente. Sem um planejamento e sem metas estabelecidas nenhum programa terá êxito em se tratando de diversidade. 5) quinto e último tópico é entender que, embora historicamente discriminados na sociedade e consequentemente no mundo corporativo, negros, mulheres e público LGBTS são diferentes, têm pautas diferentes e são discriminados muitas vezes de forma e por motivos distintas. Portanto, para que se tenha sucesso num programa de ação afirmativa é necessário haver políticas diferenciadas para tratar pessoas diferentes – que a única coisa que tem em comum é que sofrerão do mesmo mal, a discriminação.
Valneide Nascimento dos Santos
|
Valneide Nascimento dos Santos
|