A Negritude Socialista Brasileira do PSB tem duas candidaturas consideradas pela Secretária Nacional Valneide Nascimento como prioritárias: a disputa pela prefeitura de São Luís, no Maranhão, encabeçada pelo deputado federal Birá do Pindaré; e a candidatura a vice-prefeito do Rio Janeiro, cujo o nome escolhido foi do produtor cultural Anderson Quack.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou, em convenção partidária realizada na tarde de sábado (12), em uma casa de eventos no bairro Renascença, na capital, a candidatura de Bira do Pindaré à prefeitura de São Luís.
“Nós estamos aqui porque queremos uma cidade mais humana, mais bela e mais justa. Esse é o ponto central que vai orientar toda discussão que vamos fazer e que se resume em 40 compromissos. Nosso plano de governo possui 40 compromissos com a nossa cidade”, discursou Bira do Pindaré.
Na ocasião, o partido anunciou Letícia Cardoso como candidata à vice-prefeita pela chapa. Ela é jornalista, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“É preciso ter espaços que garantam as vozes dessas pessoas que não se sentem contempladas com a situação de desigualdade que existe na sociedade ludovicense hoje. A nossa chapa, o projeto político do Bira, possui 40 metas em diversos setores, elaboradas junto com a população, é amplo e que é a única candidatura anti-bolsonarista em São Luís”, discursou Letícia.
Bira do Pindaré- Natural de Pindaré-Mirim, município a 255 km de São Luís, Bira do Pindaré tem 51 anos e é advogado, bancário e professor. Atualmente, está no primeiro mandado de deputado federal e foi deputado estadual por dois mandatos entre 2010 e 2014. Além disso, é membro da Negritude Socialista Brasileira.
Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui mestrado em Políticas Públicas também pela UFMA.
A Negritude Socialista Brasileira tem Anderson Quack como o único candidato a vice-prefeito de uma capital no país. Ele está compondo a chapa de Martha Rocha, do PDT, que disputará a eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro, neste ano. Nesta disputa eleitoral, a NSB tem, no total, 264 candidatos e candidatas para as câmaras municipais, um vice-prefeito e um prefeito de capital. Conheça, a seguir, um pouco da trajetória de Quack que é produtor cultural, escritor, diretor, cineasta e um dos fundadores da Central Única das Favelas – CUFA.
Nascido e criado na Cidade de Deus, Quack é filiado ao PSB e foi diretor e produtor na Central Única das Favelas (Cufa), chegando a substituir Celso Athayde como secretário-geral da organização. Também foi diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (Fundação Cultural Palmares).
Quack é diretor de programas de TV, entre eles “Espelho”, exibido pelo canal Brasil e apresentado por Lázaro Ramos. Como produtor-executivo, assinou e dirigiu documentários e filmes premiados, como “Remoção”, que reconta os deslocamentos de famílias que viviam em favelas nos anos 1960 e 1970. Em 2009, lançou o livro “No Olho do Furacão”, parte da coleção Tramas Urbanas, no qual conta sua trajetória.