DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA | data para denunciar as injustiças, os preconceitos; a discriminação mortal, que tem cor e alcança a pele, negra. Mas, também, e talvez, sobretudo, dia de empoderamento. Primeiro do povo negro, que sempre foi o protagonista verdadeiro de sua luta. E dos democratas, dos socialistas; de todos que estão no campo popular.
Do ponto de vista civilizatório; na perspectiva da emancipação dos que sofrem o peso da injustiça, apenas a luta contra o fundamentalismo patriarcal, que se destina à dominação das mulheres, é tão relevante quanto a questão racial.
Essas agendas, que se entremeiam, como demonstram os números da violência contra a mulher negra, precisam adquirir o caráter de luta política ampla, hegemônica, na qual a democracia se opõe à tirania; o futuro, às distopias fascistas; a crença nas potências do amor, ao medo da diversidade.
O socialismo, em particular, é uma civilização por realizar e, nela, um “futuro negro” significa precisamente o tempo em que a diversidade é perfeitamente preservada, e a discriminação, totalmente abolida!
Viva Zumbi dos Palmares, herói popular, de uma democracia que se construirá, honrando sua luta e sonhos libertários!
Carlos Siqueira
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB