Oriunda do Quilombo Sapê do Norte, no interior do Espírito Santo, Valneide Nascimento dos Santos é uma das representantes incansáveis do partido. Secretária Nacional da Negritude Socialista do PSB, ela já rodou o país diversas vezes para organizar o segmento partidário em capitais e municípios. Entusiasta da juventude, ela também não deixa de reconhecer as figuras históricas que, ao longo dos seus mais de 20 anos de legenda, ajudaram a manter sua negritude viva, atuante “com voz e voto”, como ela se orgulha em dizer.
Adotada com um ano de idade por uma família atuante na política de Linhares (ES), Valneide desenvolveu cedo a vontade estudar e não tardou a aproveitar todas as oportunidades que apareceram para orgulhar seus pais quilombolas.
Participou ativamente de diversas conquistas do movimento negro, como a criação da Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial (Sepir), em 2003. Além de ter criado, juntamente com outros militantes, o segmento de negritude do seu único partido.
Na série especial #ElasQueLutam, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o Socialismo Criativo entrevistou a cientista contábil, administradora de empresas, bacharel em Direito e dirigente partidária Valneide Nascimento, membro da Executiva Nacional socialista e mulher que luta por um país mais justo e igualitário.
Veja a entrevista de Valneide Nascimento Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira completa no site do Socialismo Criativo: https://www.socialismocriativo.com.br/elasquelutam-temos-que-seguir-na-luta-diz-valneide-nascimento/