Na manhã do último sábado (13), a Executiva Nacional da Negritude Socialista Brasileira e o Conselho Político reuniram-se para dialogar sobre as expectativas e planejamento em relação as eleições 2024 e os desafios para garantir que mais negros e negras sejam eleitos e disputem em condições de igualdade.
A reunião teve início com a pauta do contexto das eleições municipais e como está configurado o cenário para a disputa de negros e negras filiados a NSB. Além disso, a Secretária Valneide Nascimento dialogou sobre as diretrizes do site da Negritude Socialista Brasileira e os membros puderam trazer os informes gerais sobre a atuação nos Estados.
Outro ponto importante discutido entre os membros foram as orientações para os pré-candidatos da NSB, assim como a distribuição do fundo eleitoral para os pretos e pardos do PSB.
Valneide Nascimento alertou para a urgente necessidade da criação de uma comissão de heteroidentificação visando evitar as fraudes no processo de autodeclaração da raça/cor entre os candidatos do partido. Os membros também discutiram a importância de comissões de monitoramento das candidaturas negras nos estados.
Por fim, foi feita uma avaliação sobre o governo federal e ocupação de espaços políticos por pessoas negras do partido.
Confira a pauta completa:
1) Eleições Municipas;
2) Site da NSB;
3) Documento de orientação aos candidatos da NSB;
4) Fundo Eleitoral para pretos e pardos(20%) para todos que se auto declara preto e pardos do PSB;
5) Criação da comissão eleitoral nacional;
6) Criação da Comissão para monitorar as candidaturas pretas e pardas no PSB nacional e as estaduais;
7) Avaliação do Governo Federal(PT e PSB) da participação do segmento da NSB na gestão;
8) Informes geral;
9) Encerramento.