A NSB repudia veementemente a figura de um boneco criado dentro do Big Brother Brasil 2016 que lembra um negro com cabelo duro utilizado para lavar utensílios, sendo uma brincadeira de vergonhoso mal gosto. Se o programa está caindo em desgraça e falta de audiência a sua produção deveria pensar em outros elementos para mudar o cenário e não ridicularizar um participante, seja negro, como é o exemplo, ou outro, para esse fim, basta de pouca vergonha.
Entre o detergente, a esponja e o sabão de coco, a palha de aço compõe o cabelo afro do boneco em cima da pia. Após protesto de um participante negro do programa, a imagem da peça circulou pela internet e gerou revolta mesmo entre aqueles que não assistem o reality. “É com ‘black power’ que eles limpam os pratos?”.
“Como representante de uma grande parcela da população brasileira me sinto na obrigação de me manifestar contraria a vergonha que a televisão brasileira se permite em pleno 2016, onde estão as agencias criadas para fiscalizar esse tipo de conteúdo, onde estão as autoridades e sobretudo onde está a moral do povo que se permite muitas vezes assistir cenas de tamanha maldade sem se manifestar“, afirma Valneide Nascimento dos Santos, Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira.
O PSB é um partido que respeita as particularidades e através da NSB não poderia deixar de se manifestar. O black power é um símbolo de característica positiva para o povo negro, representa a liberdade de escolha de como vai compor um adereço, é uma marca bela, prova de um estilo particular e não pode servir para a ridicularizarão de um povo a quem o Brasil tem tanto a render méritos.