A Secretária Nacional Valneide Nascimento participou na noite desta terça-feira (29) da celebração da 2a Edição do Centenário de Ariano Suassuna, presidente de honra do PSB.
Para o presidente da FJM, Márcio França, idealizador do projeto, a série de comemorações abre espaço para que os jovens possam conhecer o trabalho de Suassuna, que repassava ao público, com leveza e humor, contundentes críticas sociais.
“Não podemos permitir que o Brasil esqueça quem foi Ariano Suassuna. O projeto vai aproximar seus livros, pensamentos e trajetória de vida dos mais jovens. Muitos não tiveram a oportunidade de serem apresentados à sua genialidade”, afirma França.
Valneide destacou a importância da vida e da preservação da Memória de Ariano Suassuna para o Brasil. “É uma alegria poder comemorar o centenário de Ariano, seu entusiasmo e simplicidade marcaram sua trajetória como companheiro partidário, além da sua insistência em valorizar a cultura brasileira e possibilitar a inclusão da população de modo geral”, afirmou.
Ariano Vilar Suassuna OMC (João Pessoa, 16 de junho de 1927 – Recife, 23 de julho de 2014) foi um intelectual, escritor, filósofo, teórico da arte, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, artista plástico, professor, advogado e palestrante brasileiro.
Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como Auto da Compadecida (1955) e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), Ariano Suassuna foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil e um dos maiores expoentes da literatura brasileira, tendo sido, em 2012, indicado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal como representante do Brasil na disputa pelo Prêmio Nobel de Literatura.[1]
Na administração pública foi secretário de Educação e Cultura do Recife (1975–1978), secretário de Cultura de Pernambuco (1994–1998) e secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos (2011–2014). Declaradamente socialista e de esquerda,[2] em 2011 foi nomeado presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB).[3][4][5].