O governador de São Paulo, Márcio França, nomeou a Coronel da PM Helena dos Santos Reis, que até então era Secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civi.
Ela teve uma bela e admirável carreira, ingressou na Polícia Militar em 16 de janeiro de 1989, foi a Oficial em 15 de agosto de 1992, de 1993 a 1998 foi 2º e 1º Tenente PM, comandou o Pelotão de Trânsito e Comandante de Força Patrulha – Catanduva/SJRP – SP. De 1998 a 2010, como Capitão PM, foi Comandante de Companhia e Oficial de Operações – SJRP – SP. De 2010 a 2013, como Major OM, chefiou a Divisão Operacional do Comando de Policiamento do Interior 5 de São José do Rio Preto.
Outra iniciativa da coronel Helena para se aproximar da população é reativar os núcleos de mediação comunitária. São 115 na região, sendo cinco em Rio Preto. Os núcleos estavam desativados desde o final do ano passado. Pela proposta, um policial militar, capacitado em cursos de mediação de conflito pelo Ministério da Justiça, reúne-se com as pessoas em disputa e tenta conseguir um acordo extrajudicial.
O governador Márcio França prova que possui critérios e empossou não apenas uma mulher, não apenas uma negra, merece os méritos também por essas qualidades, mas o critério qualificação foi observado, ela é Doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
A Negritude Socialista parabeniza o governador Márcio França e, sobretudo, a guerreira Coronel PM Helena dos Santos Reis. “Essa situação, proporcionado pelo nosso governador me enche de orgulho e mostra que São Paulo está bem servido”, afirma a secretária da Negritude Socialista, Valneide Nascimento dos Santos.