No Rio grande do Sul, a Companheira Sanny Figueiredo tomou posse como Diretora da igualdade Étnico e Racial do Estado. Sanny foi candidata ao Senado pelo PSB e se tornou a primeira mulher negra candidata ao Senado no Rio grande do Sul. É membro da Executiva Estadual da Negritude Socialista Brasileira e ocupa o cargo de Secretária de Formação Política.
Sanny tem a sua atuação pública voltada para cultura e o afroemprendedorismo, artista produtora cultural, quer ver as suas lutas virarem projetos que beneficiem a população negra do Estado. Busca, incansavelmente, ações afirmativas para que homens e mulheres negras saiam da invisibilidade econômica e social. “Não queremos o negro a negra reservados ao espaço da luta racial, queremos combater o racismo na geração de emprego, na economia, na ciência, na tecnologia, educação e tudo isso com segurança e direito de ir vir, com igualdade como manda a constituição, e ainda mais queremos ações políticas de equidade como ponto fundamental para ter igualdade de fato e de direito”, afirmou.
Sanny Figueiredo tem o apoio do Presidente Estadual do PSB Mário Bruck, que foi um dos proponentes para que ela concorresse ao Senado baseado na sua qualidade técnica e representatividade. “A direção nacional da NSB incentiva seus quadros a buscarem sempre espaços de visibilidade para que desta forma possam representar a população negra do país nos espaços de decisão”, comemora Paulo Leites Secretário Geral da NSB Nacional. Vladimir Secretário estadual da Negritude Socialista Brasileira RS afirmou que o partido e a Negritude estarão dando todo apoio a nova diretora da igualdade Étnico e Racial do Estado.