A Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira junto com a Secretaria de Comunicação, Mídia e Publicidade lançaram nesta sexta-feira, uma série de vídeos nas redes sociais visando descontruir o 13 de Maio. A data precisa ser um dia de lutas, denúncia e resistências sobre o racismo estrutural enraizado no Brasil.
A Secretária Nacional Valneide Nascimento reiterou a necessidade de políticas públicas de reparação histórica para o povo negro, a intensificação da luta antirracista e a importância de termos mais pretos e pretas nos espaços de poder. “Hoje não é uma data para se celebrar. A população negra foi jogada à própria sorte, sem condições de moradia, emprego, renda. Não houve liberdade alguma. Hoje nós queremos denunciar, queremos dizer a nossa luta por um Brasil com oportunidades iguais, com dignidade e bem viver para a população negra”, disse.
A Secretária de Comunicação, Mídia e Publicidade da NSB, Dra. Graziela Costa ressaltou em sua fala a falsa abolição. “Os negros foram libertos sem nenhum direitos e a princesa Isabel só assinou a Lei Áurea por pressão dos grandes latifundiários e elite brasileira. Hoje, eu lembro o quanto foi difícil para concluir os meus estudos por não ter condições de pagar a universidade, uma realidade comum entre as pessoas negras brasileiras.”, concluiu.
Ao longo de todo o dia de hoje, os vídeos produzidos pela Executiva Nacional da NSB serão postados na página do instagram e do facebook. Acompanhem:
https://www.instagram.com/nsbnacional/