A Negritude Socialista Brasileira vem publicamente expressar seu total apoio e incentivo aos companheirxs do PSB que assumiram recentemente um papel fundamental nas gestões executivas das cidades de Santana do Livramento e Caxias do Sul. À prefeita Mari Trindade desejamos sucesso e reafirmamos nossa confiança em seu trabalho sempre pautado na justiça social e compromisso com as questões de gênero e pautas socialistas.
Ao companheiro vice-prefeito de Caxias do Sul, Elói Frizzo, ressaltamos a sua trajetória de compromisso com a democracia e desejamos sucesso na certeza de uma gestão que será pautada na valorização da vida das pessoas que moram em Caxias do Sul.
A NSB reafirma seu compromisso em auxiliar as gestões municipais no que tange as pautas das relações raciais bem como apoia as gestões socialistas que estão espalhadas por todo o Brasil.
Elói Frizzo –
Natural de Canela, ele tem 64 anos, é casado e pai de Jader Frizzo. É formado em Direito e pós-graduado em História. Já presidiu o Conselho Deliberativo da Federação Rio-Grandense de Associações de Bairros e a Liga Carnavalesca de Caxias do Sul. Integra a Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
De 1997 a 2004, exerceu os cargos de assessor jurídico da Secretaria Municipal do Planejamento, secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente e de diretor-geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Vereador de seis mandatos, presidiu o Legislativo caxiense em 2008 e 2009. Reeleito em 2012, com 2.372 votos, licenciou-se da Câmara, para assumir como diretor-presidente do Samae, onde ficou até o final de março de 2016.
Entre as suas realizações como vereador e secretário, estão: criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, parques ecológicos Cruzeiro do Sul (Bairro Cruzeiro/Vila Leon), Pinheiros (Bairro Universitário), Sanvitto (em frente ao Shopping Iguatemi) e do Mato Sartori, proibição de carros de som na área central da cidade. Em quatro gestões, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara. Criou o Portal da Transparência da Câmara e o Centro de Memória do Legislativo, com a digitalização de diversos jornais e documentos da cidade.
Mari Machado – Mari Machado é dirigente nacional e estadual do PSB, foi assessora parlamentar, chefe de gabinete do Ministério de Ciência e Tecnologia, Secretária Adjunta da Secretaria Estadual do Conselho de Desenvolvimento Social e econômico do RS, Subsecretária de Relações do Trabalho e Terceiro Setor do DF, do Conselho Nacional de Direitos da Mulher, conselheira do Nuclep, INB, FINEP, BRB, CEEE. Foi a primeira Secretária Nacional de Mulheres do PSB, função que exerceu por três gestões. Trabalhou como assessora do ex-deputado Beto Albuquerque e de Eduardo Campos, que foi governador e candidato à presente em 2014 pelo PSB. A socialista Mari Machado já foi candidata a deputada federal por Livramento, em 2006. Têm sua história marcada pela militância política, sindical e na defesa dos direitos e implantação de políticas para mulheres e inclusão social. Quando Chefe de Gabinete do Ministério de Ciências e Tecnologia, intermediou e coordenou a vinda de recursos para implantação do Centro de Inclusão Digital-CID, para o Projeto de Fruticultura, para o projeto de estímulo à cadeia do leite e da apicultura em Livramento. Também foi coordenadora da vinda de recursos e implantação do Centro de Referência da Mulher Professora Deise. Durante o período em que o professor Wainer Machado foi prefeito, exerceu trabalho voluntário coordenando a implantação de uma rede de proteção e amparo à mulheres, crianças e idosos de Livramento, Nesse período foi constituído o PAISM (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher), o Centro de Planejamento Familiar, o Centro do Idoso, o PIM (Programa Primeira Infância Melhor), além de campanhas do agasalho, de natal, de enfrentamento ao uso de drogas e prevenção a gravidez na adolescência. Coordenou o Planejamento Estratégico da Prefeitura e o Projeto Sonho de Mulher.