A campanha para a disputa do segundo turno das eleições presidencial, em 13 estados e no Distrito Federal, já começou. No dia 28 de outubro, cada brasileiro e brasileira deverá decidir o futuro do Brasil pelos próximos quatro anos.
O retrato do cenário nacional, após o resultado do primeiro turno, nos coloca diante de duas candidaturas antagônicas: Jair Bolsonaro, representante do fascismo x Fernando Haddad, representante da força democrática. Assim, é fundamental que defendamos o nosso lado, a nossa luta, os nossos ideais
Importante salientar que o fascismo, com grande relevância na Europa do século XX, é o modelo de governo amplamente autoritário, desrespeitoso, que desconsidera os princípios democráticos e sociais, com o qual não compactuamos. Por outro lado, a força democrática representa o governo do povo, que valoriza os princípios da social democracia e, sobretudo, da população negra, indígena, quilombola e LGBT.
Diante dessa realidade, a Negritude Socialista Brasileira – NSB, assim como já definiu o Partido Socialista Brasileiro – PSB (Resolução CEN Nº 003/2018), DECIDE APOIAR a candidatura à Presidência da República do candidato FERNANDO HADDAD, agora não mais representante de um partido ou coligação, mas das forças democráticas de nosso país, condição na qual o apoiamos.
Nada obstante às diferenças políticas entre o PSB e o Partido do representante das forças democráticas, no segundo turno, constatamos que há, sem dúvidas, mais afinidades que divergências.
Essa decisão é suprapartidária e está limitada ao rigoroso compromisso histórico que temos com a radicalização da democracia e a redução da desigualdade social em nosso país, em nome do repúdio à disseminação do ódio, do preconceito contra negros, quilombolas, í indígenas e LGBT´s.
Valneide Nascimento dos Santos
Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira do PSB