Na noite desta quinta-feira, a Secretária Estadual da Negritude Socialista do Espírito Santo, Patricia Crizanto, realizou o Fórum de Consciência negra ‘Avanços e desafios da promoção da igualdade racial nos espaços políticos’, com a presença de diversos militantes do segmento, filiados ao PSB e população em geral.
Na oportunidade, a Secretária Nacional Valneide Nascimento foi homenageada em reconhecimento pelos brilhantes serviços prestados à sociedade capixaba contra o racismo, pela promoção da justiça e pela equidade social, em celebração ao novembro negro.
Valneide Nascimento destacou a importancia do evento para marcar a necessidade de políticas efetivas para o povo negro do Brasil, assim como reafirmar o compromisso da NSB com a promoção da equidade racial e contra as violências que atravessam os corpos negros.
A Secretária Estadual Patrícia Crizanto reafirmou que é fundamental que a população negra ocupe os espaços de poder para que aja uma verdadeira transformação social.
O Dia da Consciência Negra é fundamental para refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade. A data conhecida como Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar desde 2003, quando há 20 anos a Lei Federal 10.639 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519, como explica o site do Ministério da Cultura do Brasil. Agora, o 20 de novembro tornou-se oficialmente feriado nacional.