A Secretária Nacional Valneide Nascimento e o Secretário de Planejamento Euclides Vieira participaram, nesta terça-feira, de uma reunião com as instâncias negras partidárias e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em Brasília.
Durante a reunião, a Ministra apresentou as entregas dos 100 dias de gestão do Ministério da Igualdade Racial assim como ouviu as propostas e contribuições das instâncias negras partidárias. As lideranças partidárias apresentaram o relatório e todas as discussões que aconteceram no Encontro Nacional de Parlamentares Negros e Negras, apontando os caminhos e objetivos que essa importante frente almeja para a promoção da igualdade racial no Brasil.
Além disso, três nomes foram apresentados para compor o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que decide as políticas carcerária, nas quais há uma incidência de uma população carcerária majoritariamente de mulheres e homens negros, seja no regime fechado ou nas alternativas penais. É preciso ter a frente de conselho pessoas que tenham conhecimento amplo da luta histórica do povo negro, que tenham diálogo com todo o espectro político das organizações negras, bem como dos partidos que auxiliarão na condução do governo.
De acordo com o documento apresentado,”várias pessoas poderiam encaixar-se em um perfil agregador e que tenha competência de vivência e militância nessa área, bem como gestão comprovada no sistema prisional. No entanto, nós, militantes e representantes das secretarias nacionais e organismos que reúnem negros e negras nos partidos: PV, PSB, Cidadania, Pros, Psol, Solidariedade, PDT, MDB e PSDB, PCdoB e MDB entendemos que os nomes de:
1. Maria Cristina Almeida Bacharel em Administração de Empresas, dotada como Policial Feminina polícia Militar do Amapá;
2. Nestor José Maria Neto Bacharel em Administração de Empresa e Negociações, pôs Graduado em Gestão Pública, Pôs Graduado em Cultura Afro Brasileira e Africanidade e Graduando em Direito Penal e Processual, Membro do GT de Igualdade do Governo de Transição do presidente Lula, dotado como Coordenador da Central das Alternativas Penais da Bahia (CEAPA) da Secretaria de Administração Penitenciaria e de Ressocialização SEAP, e presidente Nacional da CONNEGRO;
3. Aline Ramos Moreira Advogada (OABBA 46.695- OABRN 1538A), Mestra em Politicas e Cidadania e Graduada em Direito,
A unidade criada por nós em torno desses nomes, foi fruto de muito diálogo
na busca do melhor perfil que reunisse as condições objetivas de contribuir com esse difícil processo.”