A Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira lançou nesta quarta-feira (10), publicação digital “Negritude: Brasil um passo adiante! Eleições Municipais 2020” no intuito de contribuir para o empoderamento do Segmento da Negritude nas eleições de prefeitas e prefeitos, vereadoras e vereadores deste ano. As urnas são uma das principais ferramentas para avançarmos na representação e na força política da população negra, pois ainda somos minoria nos poderes constituídos e a maioria da população do país.
De acordo com a Secretária Nacional Valneide Nascimento, a negritude é uma forte referência no PSB. “Estamos organizados em 25 estados e possuímos executivas qualificadas em âmbito municipal, estadual e nacional. A caminhada foi grande e nem sempre fácil, mas nunca desistimos e hoje qualificamos e apoiamos os nossos pré-candidatos e candidatas nas disputas das eleições
municipais de 2020. No Brasil, ainda reescrevemos a história para que o país reconheça nossas lideranças do passado, como Zumbi, Dandara, Abdias Nascimento, Pricisa Isabel, José do Patrocínio, Manoel Bonfim, Guerreiro Ramos, André Rebouças, e tantos outros que se seguiram. E também escrevemos a história do presente, com novos tempos que foram fortalecidos
pelas políticas afirmativas e por ocuparmos espaços inéditos na sociedade.”, afirmou.
A Secretária ainda ressaltou os avanços dos agentes políticos do PSB que têm lutado para defender os direitos da população negra. “Nestes anos de luta pela democracia em nosso país, presenciamos avanços consideráveis conquistados por valorosos companheiros ao longo de nossa história. No PSB temos a representação do segmento com a deputada federal Lídice da Mata (BA), os deputados federais Bebeto Galvão (BA) e Bira do Pindaré (MA), a deputada estadual Cristina Almeida (AP), a vice-governadora Jaqueline Morais (ES), o vereador Silvio Humberto Silvio (Salvador BA), e outros guerreiros e guerreiras que orgulham a negritude do Brasil.”, finalizou.
O presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, destacou a importância das atividades realizadas pela NSB por todos os 25 Estados no Brasil e organicidade das pautas da população negra socialista. “Há muito tempo o PSB possibilita a inserção da negritude nas instâncias internas do Partido, com destaque para a criação das Secretarias Nacional, Estaduais e Municipais do segmento, que são membros natos das respectivas Comissões Executivas. A partir desses Fóruns, ainda que não exclusivamente por meio deles, a negritude pode, de forma objetiva, incidir sobre a atuação partidária, contribuindo para formulação de pautas, organização de programas de governo, desenvolvimento de políticas públicas etc. Evidentemente o segmento também participa do esforço eleitoral do Partido, em todo o território nacional, propondo candidaturas comprometidas com suas causas”, disse.
A publicação está disponível para download, clique no link: BRASIL web