A cidade de Taquara promoveu no último dia 07/02 a primeira conferência dos povos de terreiro. No encontro, representantes da Matriz Africana relataram as suas vivências com a prática do Sagrado através da discussão de estratégias de promoção da liberdade de credo no município.
O evento, gratuito e aberto ao público, foi realizado no centro educacional Índio Brasileiro Cezar, e foi promovido pela prefeitura de Taquara através da Secretária de desenvolvimento social trabalho e cidadania. Também foi debatido a criação do conselho municipal dos povos de terreiro, cuja proposta será encaminhada para a câmara de vereadores do município, a idéia é dar o mesmo espaço de organização que outras grupos religiosos.
A Prefeita Sirlei que é do PSB, esteve no evento incentivando o projeto, que também teve o apoio do Vereador Beto Lemos. A Negritude Socialista Brasileira foi representada pela companheira Ana Paula Paz ( Ana de Tandera), que auxiliou nos trabalhos e nos debates trazendo um olhar de identidade de povo e nação aos adeptos da tradição. A NSB incentiva que todos os municípios realizem estas conferências para que possam reivindicar as conferências estaduais e Nacional, desta forma poderemos cobrar do governo o investimento e políticas públicas para os Povos Tradicionais de Matriz Africana.