O Secretário da Negritude Socialista Brasileira de Pernambuco, José Rufino, reuniu-se com coletivo estadual de colaboradores diversos para nivelamento da coordenação estadual de Igualdade Racial, destaque para a presença, dentre outros, dos gestores municipais de Igualdade Racial-Alinhamentos da Política LGBT de terreiros, na perspectiva de implementação e efetivação de projetos afirmativos de construção coletiva.
Segundo José Rufino, o objetivo central é a construção de um projeto de intervenção de gestão pública, que objetiva tratar demandas de serviços públicos, direitos humanos, redução e prevenção de riscos e danos a esse grupo de interesse. Trata-se de uma iniciativa que visa atenção especial ao povo explorado e oprimido, composto em sua maioria por negros, seus descendentes, diversidade LGBT e outras minorias, pois estes são excluídos de muito do que se constrói para sociedade.
Em Peles Negras, Máscaras Brancas (2008), um clássico do pensamento pós-colonial, Frantz Fanon, escreveu sobre um tempo que o Brasil ainda vive. A metodologia de construção será despontada pela própria comunidade, que de forma orgânica, progressiva e horizontal, busca, junto à vários atores, construir estratégias locais para o autodesenvolvimento e gestão do trabalho, no propósito de encontrar resposta às suas demandas básicas de sobrevivência, que passa necessariamente pela superação da adversidade, transformando a escassez e a exclusão em produção, consumo e distribuição de riquezas.