A Negritude Socialista Brasileira recebe de braços abertos e com a certeza de que é uma grande conquista para o povo o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa. “Não apoiamos o Joaquim Barbosa simplesmente por ele ser negro, o apoiamos pois ele já mostrou ao que veio, por ter uma soma de serviços prestados a sociedade, por ser sério, por ser comprometido, por ter passado, sobretudo, pelo crivo da população que o conhece e sabe que agora temos uma esperança”, afirma Valneide Nascimento dos Santos, secretária nacional da NSB e integrante do grupo que recebeu o Barbosa no PSB no último dia 19 na capital Brasília.
O Pré Candidato à Presidência da República Joaquim Barbosa é recebido pela NSB em sua chegada ao partido para as primeiras conversas, o conduzindo ao encontro agendado com as principais lideranças do partido para tratar a sua pré-candidatura a presidência. Em sua chegada ele afirmou que “não é candidato ainda”, porém estava ali também para essa conversa e comentou a pesquisa Datafolha divulgada no domingo, 15, em que aparece com 10% das intenções de voto em alguns cenários.
“Olha, para quem não frequenta ambientes públicos, órgãos públicos, não dá entrevista, leva uma vida pacata, está muito bom, né?”, disse. ” afirmou sobre a candidatura. O presidente do PSB Carlos Siqueira foi desde sempre um incentivador da vida do ex-ministro para compor os quadros do partido e apesar de ser algo novo para todos, alguém que não tem origem na engrenagem política, estão todos engajados para que juntamente se descubra o que é o melhor para o partido, para o socialismo e para o país.
A secretária da NSB Valneide, lembra ainda que é um orgulho em particular que alguém com tamanha envergadura para somar positivamente seja um negro, por tudo que estes representam para o país. “Ele não deve ser negro, ele não deve ser branco, ele deve reunir uma soma de qualidades para ser candidato, e coincidentemente este é negro e conta com essa soma de qualidades que o qualifica a ser nosso possível presidente da república, resumo isso como sendo uma grande emoção”, pontua a secretária nacional da NSB.
Como segmento de excelência no PSB a Negritude Socialista entende que é hora de se reinventar, não podendo se repetir mais do mesmo, as antigas dobradinhas por objetivos pessoais ou pouco significativos ao que se espera de um socialista, seja com a Direita ou com qualquer que seja, contrário ao entendimento da história socialista, é hora de avançar e dizer “não ao mesmo”, pra frente é que se anda.
Mesmo com toda novidade que recentemente se apresentou a militância do PSB, a NSB desde o início se manifestou favorável a aproximação com o ex-ministro e como disse a secretária nacional do segmento, não por ser negro, mas por uma soma maior de qualidades. Em seus debates o segmento entende que Barbosa representa a formação de um novo entendimento de “formato de pensamento e organização política”, não melhor, mas que se soma ao que se tem e se aperfeiçoa uma composição que requer reparos para avançar em direção ao Brasil que se espera.
Juntos e fortes