Brasil, maior nação negra do mundo fora do continente africano. Os negros, índios e pardos desta nação somam mais da metade de sua população, apesar disso, é maltratada pela outra parte, branca e mais abastada. Ainda assim sorrimos. 7 de cada 10 pessoas mortas são negras, ainda assim sorrimos. Na política, os negros e negras, não representam sem 10/100, os indígenas, nem representante legítimo tem. Ainda assim sorrimos.
Na educação o povo negro tem o maior índice de analfabeto. No emprego, o maior contingente de desempregado. Ainda assim sorrimos. O negro, nesta nação é sinônimo de coisa ruim. Aqui tem humor negro, lista negra, coisa de negro, ovelha negra, passado negro, e muitos outros dizeres de expressão negativa. Então lhe pergunto: Tudo isso é motivo de rissos? O que falta à nação brasileira, consciência negra ou consciência cidadã? Visão de nação? ou espírito de coletivo? Igualdade? Vivência em sociedade?
Se a tendência é a organização social, queremos nossa parte neste condomínio, com mais participação na política, na formulação das leis, na aplicação das leis, nas decisões dos tribunais e na destinação dos recursos dos orçamentos públicos, e porque não dizer na definição dos rumos desta nação? . Assim, vamos continuar sorrindo.
Euclides Vieira Silva – DF