A NSB, através da sua secretária, Valneide Nascimento dos Santos, tem dialogado e com a Direção do PSB e colocado o segmento a disposição como base forte na busca pela excelência através da economia criativa, ideia recém anunciada pelo partido. O PSB tornou-se o primeiro partido brasileiro a incorporar a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento.
Concretamente o PSB apresentará bandeiras como “ a defesa dos valores do trabalho e dos trabalhadores frente às novas tecnologias, fortes estímulos governamentais à inovação tecnológica, fomento e desoneração tributária para os empreendimentos criativos, linha de créditos específicas, estímulos financeiros e institucionais para o design nacional baseado em nossa identidade cultural para novo produtos industriais, moda, cinema, artesanato, gráfica, arquitetura”. Defenderá também um novo marco legal “capaz de amparar e estimular novas formas de produzir” nas áreas tributária, previdenciária, trabalhista, e propriedade intelectual individual e coletiva. A criação de uma agencia nacional de inovação e economia criativa e o percentual de 1% dos orçamentos públicos para a cultura também estão entre as bandeiras socialistas para a estratégia da economia criativa.
O que é, estratégia e militância.
I – O que é Economia Criativa
II – Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento
III – Economia Criativa como método para militância socialista
I – O Que é Economia Criativa?
É a denominação geral que se deu ao conjunto de atividades – produtos e serviços – que se originam no conhecimento, na criatividade no capital intelectual. É a economia do intangível, do simbólico.
II – Economia criativa como estratégia de desenvolvimento Socio-econômico.
A economia criativa não é apenas mais um ramo da economia que reúne uma série de atividades altamente produtivas, mas, sim, uma estratégia de desenvolvimento. A indústria no Brasil caiu de 24% na década de 50 e 60 para pouco mais de 8% do PIB brasileiro no ano de 2017.
III – Socialismo Democrático e Criativo.
Como objetivo
Como metodologia de ação
Como Objetivo:
Nos últimos 100 anos o capitalismo demonstrou sua criatividade criando produtos de valor universal e montando uma vigorosa cadeia de distribuição desses produtos oriundos principalmente dos EUA, da Europa e do Japão.
Como método da luta cotidiana:
Os socialistas não consideram a economia criativa como uma panaceia universal, nem tem uma atitude de temor reverencial em relação à inovação e à revolução tecnológica. Consideram, sim, que esses novos elementos precisam ser incorporados a nossa luta maior pela transformação estrutural do país em direção a igualdade social. A revolução tecnológica não eliminou a contradição entre capital e trabalho, apenas a colocou em outro patamar. Por isso submeteremos a economia criativa a uma visão crítica do socialismo democrático.
Maiores informações: socialismocriativo.com.br