Entre os dias 28.04.2022 a 30.04.2022, a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira, Valneide Nascimento, foi alvo de violência política de gênero e racismo em grupos de Whatsapp. Nesta semana, ela registrou boletim de ocorrência em busca de justiça e como forma de lutar contra as violências que atravessam as mulheres diariamente.
De acordo com a Lei 14.192/21, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra as mulheres durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas, é crime assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo.
A violência política de gênero é toda ação para impedir ou restringir direitos políticos das mulheres. A Secretária foi alvo desse crime ao longo dos três dias de Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro por meio de mensagens emitidas em grupos de whatsapp.
A Secretaria Nacional e toda a NSB se solidariza e reitera o seu apoio irrefutável a Valneide Nascimento diante de toda a violência sofrida e exige que todas as pessoas envolvidas sejam responsabilizadas devidamente.