Na noite desta quarta-feira (29), na sede da Fundação João Mangabeira (FJM) em Brasília, aconteceu o Bate-Papo On-line “Fake News da Ideologia de gênero: avaliação as estratégias e desafios de um ano do governo conservador para as pessoas trans no Brasil.” A secretária do segmento LGBT do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Tathiane Araújo, fez a abertura do evento. Ela ressaltou a importância de compreender que existe diversidade na sociedade, “ ser socialista plural é incluir as pessoas LGBT e as pessoas trans, vivemos um governo conservador, que persegue essa pauta”, além disso, Tathiane ressaltou a importância de que a comunidade trans ocupe espaços políticos, ela lembrou que existem hoje duas deputadas trans no Brasil.
O Diretor de Organização da FJM, Fábio Maia, disse que o movimento LGBT é um dos mais atuantes do PSB e que o respeito à identidade de gênero é fundamental “pois não basta ser socialista no que está escrito, mas no respeito à diversidade e naquilo que se constrói no dia-a-dia”.
Estiveram presentes os secretários dos segmentos da Juventude, Movimento Popular e da Negritude Socialista Brasileira, respectivamente Tony Secchi, Acilino Ribeiro e Valneide Nascimento.
Para a Secretária Valneide Nascimento esse é um momento importante pois o dia da visibilidade trans é marcado pela invisibilidade dessas pessoas que sequer são contabilizadas pelo IBGE, tornando inacessível a constatação sobre o tamanho dessa população, seu nível médio de escolaridade, faixa salarial e situação familiar. “Somos o país que mais mata transexuais no mundo e que teve somente 53 candidaturas na última eleição. Além disso, a transfobia impossibilita o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho, sobretudo, a condições de dignas garantidas pelo Estado, pois segundo o grupo Transrevolução (RJ), a expectativa de vida de uma travesti ou transexual brasileira gira em torno dos 30 anos, enquanto a expectativa de vida da população média é 74,6 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”, ressaltou.