Na tarde desta terça-feira (22), a Secretária Nacional Valneide Nascimento participou da abertura do II Seminário Nacional Caminhos e Perspectivas para o Povo Negro no Brasil, organizado por diversas entidades e organizações de luta pela população negra no Brasil e partidos políticos.
Em sua fala, na mesa de abertura, Valneide destacou a importância do letramento racial como uma importante ferramenta para o empoderamento só povo negro. Além disso, ressaltou a importância de combater a violência contra a Negritude brasileira, considerando os assassinatos dos líderes quilombolas no Brasil e do extermínio da juventude negra. Valneide cobrou justiça pelo assassinato de Mãe Bernadete, na Bahia e das crianças negras vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro.
Além disso, a Secretária Nacional Valneide Nascimento entregou um exemplar da produção literária da Negritude Socialista Brasileira para o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.
Com o tema Empoderamento Já, também aconteceu a homenagem ao Professor Carlos Moura, primeiro presidente da Fundação Palmares.