A Secretária Nacional Valneide Nascimento, o Secretário Geral Paulo Leites e o Secretário de Planejamento Euclides Vieira e o Vereador do município de São José, em Santa Catarina, Professor Antônio reuniram-se na última quinta-feira (30.03) com o Ministro Silvio Almeida e o Secretário de políticas públicas institucionais Felipe, no Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília.
Na oportunidade, foram discutidas políticas públicas voltadas para a população negra e o papel dos direitos humanos na luta contra Discriminação Racial Institucional, estrutural e desumana.
Valneide Nascimento explicou o objetivo da reunião e ressaltou ótimas expectativas: “Na reunião, falamos da responsabilidade da NSB junto ao governo de Lula e Alckmin e também da responsabilidade do governo junto aos segmentos sociais organizados. Nós colocamos seus quadros técnicos e políticos à disposição para ajudar a Coordenar o Ministério, levando a pauta da luta antirracista”, disse.
Valneide ressaltou ainda a importância de termos um Ministro negro nesta pauta e que a Negritude Socialista tem feito e vai fazer o diálogo em todos os ministérios porque a luta negra não para na igualdade racial e direitos humanos. O Secretário Geral Paulo Leites disse que a Negritude dialoga com economia, desenvolvimento econômico, saúde, segurança, cultura “porque todos estes assuntos estão relacionados ao nosso desenvolvimento, ainda precisamos urgentemente ter mais representantes negros e negras dentro dos espaços de poder e onde tem Ministro negros, temos uma responsabilidade maior “, finalizou.
O Ministro agradeceu a visita e disse que para ele é fundamental o apoio das organizações negras e que as demandas apresentadas pela Negritude serão analisadas e encaminhadas.