Realizou-se nos dias 20 a 22 de agosto o 12º Fórum Brasileiro de Segurança Pública nas dependências da FINATEC-UNB. É o maior e mais importante evento sobre segurança pública no Brasil, conhecido por promover o encontro de ideias e projetos de membro do meio acadêmico, policial, político e de entidades da sociedade civil.
Promovido pela organização sem fins lucrativos Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em sua solenidade de abertura contou com a presença e algumas palavras da Procurador-geral da República, Raquel Dodge, e do governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB40)
O conhecimento teórico e prático do companheiro afrossocialista na área gestão pública, por exercer a função de assistente jurídico-orçamentário, junto ao Delegado de Polícia Dirigente do Orçamento da Polícia Civil do Estado, Dr. Antonio Carlos de Aguiar Desgualdo, bem como ser mestrando em gestão e políticas públicas pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP), fez com que o Fórum o convidasse para coordenar a Mesa 25: Prática em Gestão Pública, onde o público teve contato com o contexto do tema, as dificuldades enfrentadas pelas polícias em relação a falta de gestão pública interna pelo companheiro “Lio”; práticas inovadoras no uso de tecnologia de informação na gestão de análise criminal pela Dra. Joana Monteiro, diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) e sobre a gestão do projeto Viva Brasília, um conjunto de iniciativas da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF), proferida pelo Dr. Pehx Jones, assessor e coordenador de projetos da SSP-DF, que tem abaixado todos os índices criminais no Distrito Federal, unindo a atuação de 25 órgãos públicos, além de realizar, constantemente, uma pesquisa de satisfação junto aos cidadãos.
“Eu sempre faço questão de estar presente no Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É um lugar onde se conhece novas iniciativas, compartilha-se ideias e trata-se não só de polícias, mas de todos os temas relacionados. Em todas edições, e este ano não foi exceção, tivemos mesas sobre racismo, violência contra as mulheres, juventude negra e segurança pública, pois nenhum participante do Fórum, seja policial, acadêmico ou gestor público, acredita ou defende qualquer solução em segurança pública que não seja com base no respeito aos Direitos Humanos” relatou o companheiro Lívio “Lio” Rocha.
Ao final, o Fórum foi avaliado como um sucesso por todos participantes, incentivando ainda mais a procura por soluções realistas para segurança pública, contrariando certas tendências de discursos populistas, propostas sem evidências e com desrespeito aos direito humanos de certos candidatos na campanha em andamento.
Quem: Negritude socialista brasileira de são paulo – nsb-sp psb40
Lívio “lio” rocha, secretário de relações institucionais da nsb-sp
Investigador de polícia há quase 20 anos – polícia civil do estado de são paulo
Onde: Fórum Brasileiro De Segurança Pública (Local De Realização – Finatec/UnB, Brasília-DF)
Quando: 20 A 22 de agosto
O Quê: participou como um representante da polícia civil do estado de São Paulo e atuou como um dos coordenadores do evento, na Mesa sobre Gestão em Segurança Pública
Por quê:
Atua há 2 anos como assistente jurídico-orçamentário na Assistência Policial para Assuntos Financeiros e Orçamentários (APAFO) do Delegado Geral de Polícia de São Paulo. Produz pareceres jurídicos, colabora com a gerência de projetos e realiza pesquisas em gestão pública para a Polícia Civil de São Paulo. Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Mestrando em Gestão e Política Públicas pela FGV-SP.