Através da Secretaria de Formação Política, a Negritude Socialista Brasileira (NSB), que atua juntamente com a Fundação João Mangabeira (FJM) e apoio do PSB Nacional, teve início hoje, 23, o tão esperado Seminário Nacional de Formação Política, o mais significativo curso de formação política já promovida pelo partido em relação aos segmentos.
A iniciativa objetiva instrumentalizar os militantes socialistas negros no aperfeiçoamento dos conhecimentos fundamentais para uma compreensão consistente da realidade política, econômica, eleitoral e social que nos circundam. “O negro precisa entender que o seu espaço na sociedade é todo e qualquer lugar, não deve ser lembrado apenas por estereótipos específicos, como sendo a negra diferente, os negros que sabem capoeira, os negros que adoram dançar, que animam os lugares, etc, ou mesmo vermos com espanto quando um e nós negros chegamos a um cargo de primeira escalão em um grande segmento político ou qualquer que seja o espaço de poder, fora isso, comentários específicos sobre negros é balela”, afirma o Secretário Nacional de Formação Política, Pedro Filho.
O evento contou com a ilustre participação em sua abertura do presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, ele enfatizou a necessidade da sociedade aceitar que existe uma dívida com o povo negro e apoiar o segmento é o mínimo que se pode fazer. “O PSB não só reconhece o valor dos negros como hoje colhemos frutos positivos de termos acreditado no projeto dessa Executiva que faz um trabalho belo, depositamos toda confiança nesse grupo e para nós é motivo de grande orgulho ser parte dessa grande vitória, temos hoje nesse segmento total confiança de que lidamos com um grupo forte e entendedor do seu papel, seja para o partido ou para sociedade como um todo”. Resume o presidente do PSB.
A professora da Faculdade Sulamericana de Giania-GO, Julimaria, expos com riqueza de detalhes referentes a conjuntura econômica e o povo afrodescentendes nesse contexto. Abrindo posteriormente espaço para o debate.
“Não realizamos aqui um mero encontro para cumprir tabela, para preencher um item de um planejamento, para fazer média ou sair bonitos nas fotos, demonstramos aqui competência para realização não apenas de um grande sonho, trabalhamos com metas a curto, médio e longo prazo. Aqui falamos de qualificação, de inovação e, sobretudo, de formação eficiente de negros, estes que amanhã poderão mudar e influenciar a realidade nas suas cidades. O evento por si só mostra a maturidade do povo negro dentro do PSB, sua importância e a sua afirmação de alicerce seguro para o partido, essa é a nossa forma de atuar. A idéia não é fazer um barulho aqui ou alo, pois no dia seguinte reinará o silencio e as divisões, nosso entendimento é de plantar para indefinidamente colhermos bons frutos, dessa forma estamos aqui representados por integrantes de todo país, estamos cumprindo a nossa parte”, afirma Valneide Nascimento dos Santos, Secretária Nacional da NSB.
As atividades continuarão para os integrantes dos segmentos nos estados até o dia 25, sendo retomado nos meses posteriores para conclusão do processo de formação proposto.
O seminário acontece no Aracoara Hotel (SHN Q. 5 Quadra 5 Bloco C – Asa Norte, Brasília). Confirma a programação do Seminário
DIA: 23 DE JUNHO DE 2017.
08:00 – Credenciamento
09:00 – Abertura e Formação da mesa
10:00 – 1ª Mesa (Palestra/Aula)
• Profº. Pedro Filho
TEMA: Introdução à Conjuntura Política, História e Filosofia.
12:00 – Almoço
13:30 – 2ª Mesa ( Palestra/Aula)
• Profª. Mc. Julimaria – Faculdade Sulamericana – Goiânia-GO
TEMA: Conjuntura Econômica e o Povo Afrodescendente.
15:30 – Debate
16:10 – Apresentação sobre a criação do observatório Latino Americano para a população Afro Latina Americana
Profº. Dumas
18:00 – Encerramento
• CANTORIA – Afrobrasileira
Cantor e Compositor: José Eustaquio da Silva (Madruvá) – MG
DIA: 24 DE JUNHO DE 2017.
08:30 – Abertura
Profº. Pedro Filho
09:00 – 1ª Mesa (Palestra/Aula)
• Profº. Dr. Gustavo Henrique Araújo Forte – IFES
TEMA: Legislação (Leis 10.639/03; Estatuto da Igualdade Racial e Ensino da História da África e do povo Afrobrasileiro.
11:00 – Debate
12:00 – Almoço
14:00 – Cine Afro
• Documentário: Quanto Pesa ou é por Quilo?
16:00 – Debate sobre o Documentário
17:00 – 2ª Palestra
• Deputada Estadual Cristina Almeida – Amapá
TEMA: Cotas do Fundo Partidário para a Política da Promoção da Igualdade Racial – PL Nº 160/2013.
18:30 – Oficina – Teatro e Dança
• Oficineira :Lucélia – DF
DIA: 25 DE JUNHO DE 2017.
08:30 – Abertura
• Profº. Pedro Filho
09:00 – 1ª Mesa (Palestra/Aula)
• Vereador e Economista: Silvio Humberto – Salvador-BA
TEMA: O Protagonismo Negro e o Parlamento no Município
10:30 – Debate
11:00 – Oficina de Oratória e História
• Profº. Daniel Machado – DF
12:00 – Almoço
14:00 – Reunião da Executiva da NSB – Nacional
• PAUTA: Conjuntura Política Nacional
Coordenação: Profº. Dumas
Palestrante: Valneide Nascimento