A retrospectiva a seguir é uma mostra de como foi o ano de 2017 para Negritude Socialista Brasileira, período em que a NSB, segmento organizado e alicerce do PSB Nacional, brilhou e demonstrou que é possível trabalhar de forma organizada e planejada para fortalecer o partido socialista, a negritude socialista e as bandeiras de luta defendidas por todos nós.
Ações de capacitação, planejamento, produção de conteúdo, atuação junto aos poderes legislativo, executivo e judiciário, reformulações das executivas nos estados, atuação nas eleições municipais, e outras, foram parte das muitas ações realizadas durante o ano. O segmento através da sua executiva
NSB e Fundação João Mangabeira pelo Brasil
Partindo da premissa de promover a capacitação para as vereadoras e vereadores eleitos e demais integrantes da máquina do legislativo municipal, a FJMSP com o apoio da NSB, estabeleceu iniciou em 18 de janeiro, como plano de ação para o ano corrente, a realização de quatro seminários de formação e capacitação, um curso de extensão sob a temática de Economia Política e Economia Brasileira e estruturação da escola virtual para a realização da educação à distância – EAD.
NSB integrou o coletivo de igualdade social pelos negros
A Coalizão da Igualdade Racial composta pelo PSB/PSDB/PPS/PP se reuniram no último dia 7 de fevereiro em Brasília para deliberar sobre pautas iniciadas em 2016 e as novas mudanças no governo do Brasil, tendo como referencia que a luta é contra a perda de direito dos negros, seja qual for o presidente em questão. A continuidade dos trabalhos e as novas ações baseadas na metas previamente planejadas devem continuar, sendo que as iniciativas estarão voltadas basicamente para o executivo, legislativo e organismos relacionados a defesa dos negros no Brasil, como as Secretarias de Promoção de Igualdade Raciais e outros.
Dentre os projetos que tramitaram e receberam atenção especial estiveram em tramitação no Congresso e são acompanhados se destacam:
PLS – 240/2016
PLS -160/2013
PL – 2438/2015
PL -6418/2005
PL – 0304/2015
PRC- 063/2015
O ex-ministro do Esporte e deputado federal, George Hilton chega ao partido e anuncia que também é NSB
A secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira, Valneide Nascimento dos Santos, participou de um grande ato político que marcou à tarde do último dia 20 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), oportunidade em que o deputado federal, que também já foi ministro do esporte nacional, George Hilton, confirmou sua filiação ao partido socialista e de pronto disse que também é integrante da NSB, compromisso que honrou durante todo ano junto a NSB.
Negritude Socialista atenta a perda de direitos trazidas pelas Reformas do Governo Federal
A NSB esteve presente em ato que reuniu o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles com a bancada do partido na Câmara para discutir a proposta da Reforma da Previdência. Dono da sétima maior bancada da Câmara (35 deputados), o PSB abriu consulta online para saber das suas bases seu posicionamento de forma a ter embasamento para suas decisões futuras, o mesmo tema foi debatido um dia antes na Fundação João Mangabeira.
A Negritude Socialista trabalhou suas bases nos estados para que que a participação dos negros, maioria no Brasil, pudesse dizer o que pensa sobre o assunto. A Secretária Nacional da NSB esteve no encontro e destacou a posição de responsabilidade do partido diante da tamanha e expectativa com relação a essa mudança que afetará a vida de milhões de brasileiros, em especial os mais necessitados. “Não podemos ser inocentes ou irresponsáveis de apenas dizer que não ou que sim, primeiramente temos que ouvir aqueles a quem o partido representa e usarmos como base a situação real das contas públicas, é preciso avança”, afirma a secretária do Movimento Negro.
Pela implementação da lei 10.639
O prefeito da cidade de Bambuí-MG, Olívio Vieira (PSB), recebeu a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB) e o Secretário Geral do segmento para discutirem a viabilidade da real implementação no município da lei 10639/03, que trata o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Ainda hoje a realidade no Brasil está relacionada a não implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e do plano nacional de implementação da referida lei, dentre outros fatores, por falta de capacitação dos docentes graduados nas licenciaturas para lidarem com tais conteúdos. A NSB seria a propulsora desse processo de formação. A mesma iniciativa foi uma realidade em diversos estados, não somos militantes das redes sociais, a idéia é trabalhar para fazer valer os nossos direitos.
Articulação junto Bancada Socialista na Câmara Federal para aprovação de Leis
A Deputada Federal Tereza Cristina, líder da bancada do PSB na Câmara Federal, recebeu nessa o também deputado federal pelo mesmo partido, Bebeto, a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB), Valneide Nascimento dos Santos, o Professor Dumas, Secretário Geral da NSB e o subsecretário de Igualdade Racial do GDF, Victor Nunes Gonçalves.
A composição teve por objetivo alinhar junto a Câmara, com apoio de integrantes da bancada socialista, apoio aos Projetos de Lei que estão tramitando no Congresso Nacional pertinentes para a Negritude Socialista Brasileira, com destaque ao Projeto de Lei 160/2013, que prevê a destinação de no mínimo 5% dos recursos de Fundo Partidário para a promoção da participação política de afro descendentes”.
Esse foi um grande passo, dentre uma série de outros, que terão por objetivo fomentar o debate relativo à causa racial. A NSB formulou em seu Planejamento Estratégico uma série de temas pertinentes e estes vêm sendo tratados no congresso nacional de forma incansável, senadores e ministros já foram visitados e as “provocações” devem continuar.
De forma inédita a NSB e a Fundação João Mangabeira promoveram juntas Projeto de Capacitação e Formação Política para o segmento
A NSB, em mais um rodada de conversa e através da sua Secretaria de Formação Política, apresentou na última quarta-feira, 19, ao presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Renato Casagrande e ao educador na área de formação política da FJM, Prof. Adriano Sandri, projeto de formação política para negritude socialista brasileira a ser aplicado no ano de 2017. A iniciativa teve por objetivo capacitar no mínimo 40 militantes do segmento de forma que estes se tornem multiplicadores do conteúdo aplicado.
Congressos municipais da Negritude Socialista mobilizam o país
Os municípios brasileiros estiveram a “todo valor” na realização dos congressos municipais da Negritude Socialista. Um dos exemplos ocorreu no dia 14 de junho no município de Sabará-MG, o partido socialista brasileiro realizou evento que deu posse a comissão executiva municipal da Negritude Socialista Brasileira, que contou com a presença do prefeito Wander Borges, do presidente municipal do partido Gilberto e dá Secretária Estadual da NSB Rosângela da Silva, Evandro David dos Santos foi eleito presidente da Comissão. Em praticamente todos os estados os congressos ocorreram e o mostrou-se a força do segmento no país e como alicerce do Partido Socialista Brasileiro.
A NSB reiterou repudio ao episódio de intolerância religiosa e preconceito racial sofrida pela deputada estadual Cristina Almeida no Amapá
Ao acompanhar sua sobrinha que estava com a filha sendo atendida no Pronto de Atendimento Infantil – PAI/AP, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) foi surpreendida por comentários preconceituosos e racistas deferidos por um vigilante que prestava serviço naquela unidade, chamando-a, dentre vários insultos, de “preta macumbeira”.
.
Diante do fato, Cristina Almeida prestou queixa na administração do PAI, bem como registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na 6ª Delegacia de Polícia, localizada em Macapá. “Não é a primeira vez que cenas dessa natureza acontecem, as humilhações e ofensas recorrentes devem ser combatidas com rigor, pois fere a liberdade e a dignidade humana. Não posso fingir que nada aconteceu, não falo somente por ser uma parlamentar, exijo respeito como cidadã. A deputada precisou esperar mais de 2h para saber o nome do vigilante, momento em que a direção do hospital a recebeu e iniciou um processo administrativo contra o mesmo”.
O caso foi encaminhado para a Unidade de Policiamento Comunitário (UPC-Araxá), delegacia especializa contra vítimas de homofobia, racismo e intolerância religiosa.
Seminário de Formação Política da NSB – Fantástico
“Extraordinário, não tem outro adjetivo para definir o Seminário Nacional de Formação Política da NSB”, afirma a Secretária Nacional da Negritude Socialista, Valneide Nascimento dos Santos. O evento aconteceu em 2 momentos distintos em 2017 e será concluído com o terceiro encontro em março de 2018, em Brasília, e foi um grande sucesso. Através de exposições, debates, palestras e exercícios foi possível, literalmente, capacitar mais de 50 multiplicadores, de todos os estados do Brasil.
O seminário foi idealizado pela Secretaria de Formação Política da Negritude Socialista Brasileira (NSB), que tem na pasta o secretário de formação, Pedro Filho, juntamente com a Fundação João Mangabeira (FJM) e apoio do PSB Nacional. A iniciativa é pioneira nesse tipo de capacitação e a negritude socialista inovou, a idéia é superar e avançar, é chegada a hora de olhar para frente, assim acreditam os seus idealizadores. A iniciativa objetivou instrumentalizar os militantes socialistas negros no aperfeiçoamento dos conhecimentos fundamentais para uma compreensão consistente da realidade política, econômica, eleitoral e social que nos circundam.
Projeto de Lei de iniciativa da Negritude Socialista pode mudar a história de milhões de negros em todo país – Ainda em tramitação no Congresso
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei 160/2013. Idealizado pela Negritude Socialista Brasileira e proposto pelo senador João Capiberibe (PSB/AP), prevê a destinação de no mínimo cinco por cento dos recursos do Fundo Partidário para promoção da participação política dos afrodescendentes. Agora o projeto segue para votação no Plenário.
O projeto não é de 2017, mas deu passos grandes para sua realização, através de pressão da NSB, atualmente a relatoria é da deputada federal Janete Capiberibe, o ano de 2018 promete e vamos aprovar esse projeto. “O PLS 160/2013 certamente constitui uma ação concreta e eficaz em prol da inserção política dos negros e da promoção da igualdade racial, minimizando práticas discriminatórias em relação ao povo negro na sociedade brasileira”, afirmou Capiberibe.
O PLS 160/2013 altera a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995), para determinar a destinação do percentual mínimo de cinco por cento dos recursos do Fundo Partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política dos afrodescendentes, a exemplo da garantia hoje conferida pela citada Lei à promoção da participação política das mulheres.
A Negritude Socialista é parceira no maior evento de cultura negra da América Latina
A NSB participou em 30 de agosto, através do seu Secretário Municipal da NSB-SP, Lívio Rocha, Secretária Estadual de Mulheres Negras-SP, Maria José Chaves, o Secretário Estadual-SP, Carlos Oliveira e um grande colaborador estadual do segmento, Marcello Mota, com o vice-governador de São Paulo, Marcio França, PSB, para tratar a viabilidade da realização da 16º edição da Feira Preta em SP. Esteve presente ainda no encontro o Secretário Geral da NSB Nacional, Prof. Dumas.
Como de costume a feira contará com shows musicais, mostras de artes plásticas, cinema, dança, literatura, moda e gastronomia. Um evento vivo, pulsante, dinâmico, que se tornou referência absoluta de representatividade da comunidade negra no Brasil, de fortalecimento da população e de expressão das múltiplas ações artístico-culturais de negros e negras. A data da feira ainda não foi marcada, mas já tem tudo para ser um sucesso.
Negritude Socialista no Congresso Nacional em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra
A data celebrada no dia 20 de novembro chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos negros no Brasil e a Negritude Socialista consciente do seu papel não mede esforço dentro e fora do Congresso para fazer valer o exercício da luta pelo povo negro. A Câmara dos Deputados celebrou com apoio no seu planejamento do Dia Nacional da Consciência Negra. Foi uma semana recheada de eventos que promovem uma reflexão sobre a situação do negro no País.
Para Valneide Nascimento, Secretária Nacional da NSB, o Brasil de forma lenta esta evoluindo, mas é preciso acelerar esse processo e isso deve acontecer em todos os cenários. “Empoderamento, reconhecimento, negros e negras qualificados, igualdade de oportunidades, este é o cenário que buscamos, já é passado o tempo onde lamentávamos os tempos de escravidão, claro que não esquecemos, mas evoluímos. Serão ao menos 1 semana de intensa movimentação e comemoração dessa data especial.
Encontro da Negritude-RS reafirma bandeira contra desigualdade
O PSB gaúcho reafirmou sua bandeira de luta contra as desigualdades no 3º Encontro Estadual da Negritude Socialista Brasileira no Rio Grande do Sul. O evento alusivo ao mês da Consciência Negra.
As lutas pelo empoderamento da mulher negra, contra o genocídio dos jovens negros e a defesa dos povos tradicionais e quilombolas, também forma debatidas e são defendidas pelos socialistas. O evento contou com a presença do Presidente Estadual do PSB, deputado federal José Stédile, do Vice-Presidente Estadual, Mário Bruck, do Secretário Geral, Vicente Selistre e do Secretário de Finanças, Anselmo Piovesan. O presidente Stédile parabenizou a iniciativa e salientou a importância da negritude para o PSB e para toda sociedade brasileira.
O melhor ainda está por vir
“2017 foi um ano de extrema dificuldade, que se iniciou sem expectativa de sucesso e completamente incerto, nós da NSB trabalhamos e diante de tanta incerteza colocamos em prática o nosso planejamento, não será diferente em 2018 e verdadeiramente acreditamos que o melhor ainda está por vir. É hora de mudança e nós dos negros, maioria no país, devemos fazer a nossa parte, na rotina diária, na lutas do dia a dia e sobretudo, em 2018, na hora de votar, vamos fazer diferente”, afirma Valneide Nascimento dos Santos, secretária Nacional da NSB.