Na tarde desta terça-feira (04), a Secretária Nacional Valneide Nascimento e a Secretária de Comunicação e Mídias Sociais da NSB, Dra. Graziela Costa, reuniram-se com com a Assessora de Participação Social e Diversidade no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Cármen Silva para dialogar sobre o enfrentamento ao racismo, empreendedorismo afro-brasileiro e desenvolvimento econômico para a população negra no Brasil.
É importante destacar que mulheres negras nos espaços de poder são fundamentais para a promoção da igualdade racial no Brasil. E a atuação de Cármen Silva nesse espaço onde são pensadas as políticas de desenvolvimento econômico do Brasil é muito importante e significativa para a população negra.
A Secretária Nacional Valneide Nascimento destacou a questão da representatividade negra e feminina, e mais ainda, o fortalecimento da luta antirracista com a presença de Carmen no Ministério. “Nós fomos muito bem recebidas aqui e muito alegra a presença da companheira Cármen que é Secretária Executiva da NSB de São Paulo, cuja grande competência e trajetória na luta por direitos a trouxe até aqui. Além disso, nós deixamos a NSB à disposição do Ministério, assim como discutimos o fortalecimento do nosso segmento em todo país. Saímos daqui com grandes expectativas e felizes em ver mais uma mulher negra no espaço de poder e decisão”, finalizou.
A Secretária de Comunicação e Mídias Digitais Dra. Graziela Costa ressaltou a importância de dialogar sobre as pautas da população negra e levar as demandas dos movimentos sociais para a Cármen Silva. “Nós estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com o bem viver da população negra no Brasil, colocando em pauta o empreendendorismo, o desenvolvimento e a questão econômica para a negritude brasileira no geral.”, concluiu.
Carmen Silva é liderança do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), Conselheira Municipal e Estadual de Habitação e ativista pelo direito à cidade. Mulher preta e nordestina, é uma urbanista prática, já tendo lecionado em cursos de Arquitetura e mantendo discussões com autoridades dos setores público, privado e acadêmico. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles o FNA, APCA e ARCHcine. Com o MSTC, retirou quase 3 mil pessoas de moradias precárias e de baixo de viadutos, promovendo inclusão social, acesso à saúde, educação e cultura✨