Após ser nomeada na Equipe de Transição do Governo Lula e Alckmin, a Secretária Nacional Valneide Nascimento destacou a relevância do GT de Igualdade Racial para a elaboração das políticas públicas do próximo governo para o enfrentamento ao racismo no Brasil e o desmonte dessa política tão fundamental para a promoção da igualdade racial em nosso país.
“Estamos na fase de consolidação dos dados. O que podemos falar agora é que se observa um desmonte orçamentário da política de reduções das desigualdades raciais que vai chocar o país. Saímos de uma política que no auge já alcançava um nível de razoabilidade para uma política que, além das nuances governamentais que a levaram para outro caminho, foi precarizada em sua estrutura de cargos, de orçamento e de execução orçamentária”, disse.
Valneide Nascimento afirmou que o relatório está previsto para ser entregue no dia 11.12 e que o se pode falar até o presente momento é que esse desmonte da política de igualdade racial fez parte de um projeto de ódio, que tem a população negra e suas especificidades, os quilombolas, os povos de terreiros e as comunidades tradicionais como inimigos.
“É difícil falar em números agora porque estamos consolidando, mas o que eu posso dizer é que no auge a gente chegou a executar R$47 milhões em política de igualdade racial. Hoje isso é menor do que um quarto desse valor”, concluiu.