A Chapa foi eleita no último dia 28 de abril, com a recondução da Secretaria Nacional da NSB Valneide Nascimento, com objetivo de fortalecer a participação da comunidade negra na construção política partidária nacional
Dos dias 28 a 30 de abril, foi realizado o XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB, que reuniu em Brasília lideranças políticas de todos os cantos do Brasil para a construção de um novo programa do partido, e contou com a presença da Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira, que contribuiu para a autorreforma que guiará os socialistas brasileiros nos próximos anos, assim como realizou seu VII Congresso e formação da nova Executiva.
O Congresso da NSB, contou com cerca de 100 delegados e delegadas que elegeram a “Chapa Negritude Brasil: Um passo adiante” para o próximo triênio (2022-2025), estiveram presentes delegados e delegadas de diferentes Estados Brasileiros, firmando a pluralidade de representações da Negritude Socialista Brasileira.
“Queremos nesse triênio, dar um novo rumo e vida nova à NSB. Queremos uma gestão propositiva e presente diante das questões da negritude brasileira, atuaremos nos níveis municipal, estadual e nacional”, disse a secretária nacional Valneide Nascimento.
A Secretaria Nacional da NSB esteve participativa no Congresso do novo programa autorreforma do PSB, as delegadas e delegados ativos na defesa de teses que favoreçam a população negra brasileira, inclusive com a inserção de mais mulheres e homens negros na política, lutando pela disponibilidade de recursos eleitorais de forma equânime e fomentando a importância da representatividade da comunidade negra no cenário político nacional, levando também para os estados e municípios, debates e ações relevantes sobre questões como o racismo.
Parabenizamos a Fundação João Mangabeira através de seu presidente, Márcio França, pela organização do Congresso que foi espetacular. Assim como o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.